
.jpg)
Ao Mosteiro de Pombeiro
O guia turístico ao mesmo tempo que nos acompanhava ia descrevendo os mais variados detalhes sobre a construção, quer sobre a história do Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, que foi classificado como Monumento Nacional desde 1910, integrando-se no percurso turístico cultural da Rota do Românico do Vale do Sousa.
Começou por nos explicar que esta primitiva construção românica data dos anos 1059 e 1102, da qual apenas restam os dois absidolos e o portal principal, de quatro arquivoltas. Durante a Dinastia Filipina o exterior recebeu duas novas torres. D. Gonçalo Mendes de Sousa "O bom" foi padroeiro deste mosteiro. Em 1770, com a chegada de Frei José de Santo António Vilaça, foi renovado o interior da Igreja e construídos vários altares em talha.Extintas as Ordens Religiosas em 1834, o Mosteiro foi pilhado e alienado, tendo uma parte significativa das suas pedras e silhares, tendo estes sido aproveitados para outras obras da região.Alem de ter adquirido mais conhecimentos é uma mais valia ficar a saber que o Mosteiro foi fundado por D. Gomes Echiegues e sua mulher Gontroda em 1102, foi um dos mais importantes mosteiros Beneditinos de entre Douro e Minho, no qual este é vizinho da minha freguesia.
Este Mosteiro, que ronda dos séculos XII-XIII é composto por três naves cobertas por arcos diafragma e madeira. A sua planta original da capela-mor, foi reconstruída no século XVIII, esta era semicircular como os absidolos ainda presentes, o portal principal é um notável exemplo de escultura românica, os capitéis que são de uma magnífica execução representam o que de melhor se esculpiu nesta região. Na entrada, tanto do lado direito como do lado esquerdo, existem dois sarcófagos com estátuas jacentes, com data do final do século XIII e início do século XIV, no qual estes faziam parte do núcleo funerário abrigado na galilé, sendo este panteão da nobreza de Entre o Douro e Minho. Vimos que num dos absidíolos do Mosteiro existem dois frescos de pintura mural, no qual um deles é alusivo a São Brás que é o Padroeiro desta Freguesia e o outro é alusivo a São Mauro e São Plácido. A imagem de Santa Maria de Pombeiro, no retábulo mor, é da época gótica, no qual do seu lado direito tinha, São Bento e a sua irmã gémea Santa Escolácia, que era uma santa que eu desconhecia e que também não sabia que era a irmã de São Bento. Este foi restaurado nos séculos XVII a XIX, ficando este com um magnífico conjunto de talha barroca, no qual Frei José de Santo António Ferreira Vilaça trabalhou contribuindo em grande parte para o enriquecimento deste património.
O Mosteiro de Pombeiro ou Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, localiza-se na freguesia de Pombeiro de Ribavizela, que pertence ao concelho de Felgueiras, que fica situado na região do Vale do Sousa e tem como capital de Distrito a cidade do Porto, em Portugal.Este foi Declarado Monumento Nacional pelo DEC. 16-06-1910, DG 136 de 23 de Junho de 1910.
O Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro é um dos 21 monumentos que integram a Rota do Românico do Vale do Sousa que é promovido pelos departamentos de turismo camarários.

Nenhum comentário:
Postar um comentário